Troféu Humanus 2012 em Itabuna

valeriomagalhaes@uol.com.br

 

pense:

"A minha música não é contra os brancos. Eu nunca poderia cantar isso. A minha música é contra o sistema, que ensina você a viver e a morrer." (Bob Marley)  

 

 

 

Troféu Humanus 2012: Itabuna

Um dos exemplos da luta pela afirmação da cidadania, o Grupo Humanus, de Itabuna, reuniu personalidades de todos os naipes para homenagear com o Troféu Humanos 2012, em sua sexta edição, algumas pessoas que têm dado contribuição à defesa da liberdade de expressão, de orientação sexual e de gênero. A festa de entrega do troféu aconteceu dia 27 de julho, no Palace Hall, durante uma cerimônia descontraída e bastante prestigiada.

     

O Grupo Humanus é uma ONG de defesa dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, que surgiu em 2001, visando o trabalho preventivo de doenças sexualmente transmissíveis (DST e HIV), além de sensibilizar e politizar os indivíduos acerca de seus direitos e deveres em sua comunidade. E realiza ações políticas e projetos de cunho educativo, como palestras, cursos, passeatas, e assistência jurídica.

 

Estiveram presentes os presidentes da OAB e da ABI-Sul, Andirley Nascimento e Ramiro Aquino, as candidatas à Prefeitura, Jussara Feitosa e Acácia Pinho, o médico Carlos Eduardo Galvão, Otoniel Souza, ex-presidente do Gapa, o diretor do Centro de Cultura, Aldo Bastos, e profissionais de vários segmentos. Entre os homenageados, o professor de Ciência Política e do grupo de pesquisa Gênero e Poder da UESC, Fábio Bila. A noite teve ainda show musical e coquetel de confraternização.  

 

Formatura de Pedagogia em Ilhéus

Trinta e três novas pedagogas colaram grau no centro de convenções de Ilhéus, dia 28 de julho, no auditório Jorge Amado. Elas estudaram no núcleo EAD da FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências, que funciona no Centro Educacional Joana D’arc, em Ilhéus, sob a direção de Maria Inês Queiroz, que presidiu a cerimônia, produzida pela Terceira Via.

 

Aberto o Festival Amar Amado

A cerimônia de abertura dos festejos pelo centenário de Jorge Amado aconteceu sábado, às 20 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, com a presença especial do advogado Jorge Amado Neto, seguida de apresentação da Orquestra Afro Sinfônica e show de Moraes Moreira. O Festival Amar Amado prossegue até o dia 11 de agosto, com feira literária no centro de convenções de Ilhéus, festival gastronômico em vários restaurantes da cidade e shows musicais e de dança, na praça Dom Eduardo. Todas as atividades são gratuitas. No dia 9, haverá show de Margareth Menezes, no dia 10, de Caetano Veloso, e dia 11, da Família Caymmi.

 

Baianos premiados pela UBE

Os autores baianos Cyro de Mattos, Helena Parente Cunha e Moema Augel são premiados pela União Brasileira de Escritores (UBE), por seus livros publicados em 2011. As láureas serão  entregues em sessão solene da UBE-RJ, no salão nobre da Academia Brasileira de Letras, em outubro. Cyro ganha pelos livros “Lorotas, Caretas e Piruetas”, de poesia infantil, da editora RHJ, e a coletânea “Histórias Dispersas de Adonias Filho”, da editora da UESC; Moema pela tradução do livro “Mato Virgem”, do Príncipe Maximiliano da Áustria, publicado também pela editora da UESC, e Helena foi premiada por seu livro “Falas e Falares”, de contos, da editora Mulheres.